Entre 2017 e 2023, a Arquidiocese de São Paulo - na qual nossa paróquia está localizada - passou por um grande processo de "comunhão, conversão e renovação missionária", através de seu 1º Sínodo Arquidiocesano. Foram diversas etapas em que os fiéis, os movimentos, o clero e toda comunidade foram convidados a colaborar através de reuniões, questionários e assembleias - paroquiais, regionais e arquidiocesanas.
Encerrado esse processo, as primeiras medidas começam a ser implatadas nesse 25 de janeiro de 2024, com mudanças significativas na organização da Arquidiocese. Fazendo um breve histórico, nas últimas décadas, as paróquias estiveram organizadas em 6 regiões episcopais e, estas, por sua vez, subdivididas em setores pastorais. A nossa paróquia, por exemplo, pertencia à Região Episcopal Sé e ao setor pastoral Brás.
Com a nova organização, as regiões passam a ser internamente organizadas em decanatos, "unidades pastorais integradas por certo número de paróquias e todas as organizações eclesiais e pastorais nelas compreendidas, confiando-os a um padre decano" (Jornal O São Paulo). Além disso, as regiões ganharam novos contornos, com uma redistribuição de paróquias, com objetivo de melhor atender as necessidades pastorais do povo de Deus.
Nessa reorganização, que considerou critérios geográficos e pastorais, nossa paróquia agora passa a itntegrar a região episcopal Belém.
Na nova configuração, a Região Belém conta com 63 paróquias agrupadas em 5 decanatos.
Com a passagem para a Região Episcopal Belém, muda também o nosso vigário episcopal: Dom Cícero Alves de França, bispo auxiliar da Região Belém.
Sendo assim, a partir de agora, quando alguém nos perguntar: "qual a sua paróquia?", nossa resposta tem novas informações: Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, Região Belém, Decanato Santa Maria e São José.
Para conhecer os detalhes da reorganização, sugerimos a leitura do artigo completo no site do jornal O São Paulo (clique aqui).
Que o Espírito Santo continue a inspirar nosso Cardeal, nossos pastores, na condução do povo de Deus em São Paulo, para a glória de Deus.
"Deus habita essa cidade. Somos suas testemunhas!"
Fonte das imagens: Arquidiocese de São Paulo.
Comentários
Postar um comentário