A história de nossa paróquia ganhou um novo capítulo. História essa que começou nos anos 1930, com a promessa dos operários da ferrovia, pedindo proteção a Nossa Senhora Aparecida. Eles que constuíram um oratório para a imagem e que todo 1º de maio saíam às ruas para celebrar o dia do trabalhador, com fé e devoção à Mãe Aparecida; que transformaram o oratório em capela, em torno da qual crescia uma comunidade. Em 1975, a capela dos ferroviários foi elevada a paróquia - data que em 2025 completará 50 anos.
Diante da proximidade do Jubileu de Ouro, no início de 2024, o Padre Lorenzo fez mais um pedido ao artista Sergio Ricciuto Conte, responsável pelo projeto artístico de nossa paróquia: uma nova imagem de São José Operário, que temos como co-padroeiro desde os anos 1990.
No dia 11 de fevereiro de 2024, Sergio se reuniu com alguns representantes do Conselho Pastoral para, a partir das expectativas, conceber o o projeto. O olhar acolhedor e atento, o silêncio, as ferramentas foram alguns dos elementos citados. A eles, Sergio, com sua experiência artística e teológica, integrou a figura do Menino Jesus, os lírios e, ainda, as duas rolinhas - sinal da fidelidade de José que, como pai, consagrou seu primogênito ao Senhor, segundo a tradição judaica. O pai, o trabalhador e o padroeiro universal da Igreja são reunidos na citação bíblica "Eis o servo fiel e prudente a quem o Senhor confiou a sua casa" (Lc 12, 42), inscrita na auréola.
Hoje, 28 de abril, segundo dia do Tríduo a São José Operário, nova imagem foi entronizada na paróquia. Um dia histórico, como frisou Pe. Lorenzo no início da celebração. Histórico porque renova nosso compromisso de seguir honrando a memória e sonhando, à luz do Espírito Santo, abertos ao "novo de Deus".
Firmes na confiança da intercessão de São José e de Nossa Senhora Aparecida, convidamos a todos a celebrar esta história conosco!
Comentários
Postar um comentário