A ano de 2025 será especial para a Igreja, com a celebração de mais um Jubileu. Como se sabe, tradicionalmente, a cada 25 anos a Igreja vive um ano jubilar, um ano santo, em que todos são chamados a renovar a alegria no dom de ser Igreja de Cristo.
O Papa Francisco escolheu "Peregrinos da Esperança" como tema para o Jubileu 2025, que começará com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro na noite de natal de 2024. A partir deste momento, e até 28 de dezembro de 2025, acontecem as peregrinações e celebrações especiais de todas as realidades da Igreja (religiosos, leigos, jovens, catequistas, famílias, profissionais diversos etc.). Boa parte das atividades acontece em Roma, mas, cada diocese se organizará localmente para que os fiéis de todo o mundo possam viver plenamente a experiência do ano jubilar.
Nesse sentido, nosso Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer escreveu uma carta em que detalha a participação de nossa Arquidiocese no jubileu (leia a íntegra clicando aqui). Segundo o jornal O São Paulo:
"Ao longo de 2025, deverão acontecer em cada diocese as iniciativas do Jubileu, propostas na Bula papal, envolvendo as paróquias, comunidades religiosas, associações de fiéis, pastorais e outras organizações e expressões de vida eclesial e social.
Na Arquidiocese, haverá 12 igrejas de peregrinação jubilar (duas em cada região episcopal). “Nessas igrejas, os peregrinos serão acolhidos e poderão participar da celebração dos Sacramentos da Penitência, e da Missa, ou da celebrações da Palavra de Deus e também poderão receber a graça da indulgência do Jubileu”, detalhou o Arcebispo, sublinhando que cada paróquia também deverá preparar os seus peregrinos, “promovendo abundantes celebrações do Sacramento da Penitência ao longo do ano.
As igrejas de peregrinação disponibilizarão, a partir de 15 de novembro, o calendário, com as datas e horários, para acolher as peregrinações, de maneira que as paróquias e grupos poderão agendar antecipadamente.
Também foi formada uma Comissão do Jubileu, para refletir, organizar iniciativas e acompanhar a celebração do Jubileu na Arquidiocese. Também ficou definido que, para todas as igrejas da Arquidiocese, haverá três sinais do Jubileu, que em breve serão divulgados."
Em nossa Região Episcopal Belém, as duas igrejas de peregrinação são a Paróquia São José do Belém (pertencente ao nosso decanato) e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque. Confira a lista completa:
1. Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção (Sé);
2. Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré (Sé);
3. Santuário São Judas Tadeu, no Jabaquara (Ipiranga);
4. Santuário Nossa Senhora Aparecida (Ipiranga);
5. Basílica Menor de Sant’Ana (Santana);
6. Santuário Nossa Senhora da Salete (Santana);
7. Igreja Nossa Senhora da Lapa (Lapa);
8. Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Vila Leopoldina (Lapa);
9. Igreja São José do Belém (Belém);
10. Igreja Nossa Senhora de Fátima e São Roque, em Sapopemba (Belém);
11. Igreja Nossa Senhora da Expectação, na Freguesia do Ó (Brasilândia);
12. Santuário Nossa Senhora Mãe e Rainha, no Jaraguá (Brasilândia).
Com alegria, nos prepararemos para o ano jubilar da Igreja que coincide com nosso jubileu paroquial, pelos 50 anos de criação.
Louvado seja Deus!
Comentários
Postar um comentário