Pular para o conteúdo principal

Carta de Dom Odilo sobre o Jubileu 2025 na Arquidiocese de São Paulo

 


A ano de 2025 será especial para a Igreja, com a celebração de mais um Jubileu. Como se sabe, tradicionalmente, a cada 25 anos a Igreja vive um ano jubilar, um ano santo, em que todos são chamados a renovar a alegria no dom de ser Igreja de Cristo.

O Papa Francisco escolheu "Peregrinos da Esperança" como tema para o Jubileu 2025, que começará com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro na noite de natal de 2024. A partir deste momento, e até 28 de dezembro de 2025, acontecem as peregrinações e celebrações especiais de todas as realidades da Igreja (religiosos, leigos, jovens, catequistas, famílias, profissionais diversos etc.). Boa parte das atividades acontece em Roma, mas, cada diocese se organizará localmente para que os fiéis de todo o mundo possam viver plenamente a experiência do ano jubilar.

Nesse sentido, nosso Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer escreveu uma carta em que detalha a participação de nossa Arquidiocese no jubileu (leia a íntegra clicando aqui). Segundo o jornal O São Paulo:

"Ao longo de 2025, deverão acontecer em cada diocese as iniciativas do Jubileu, propostas na Bula papal, envolvendo as paróquias, comunidades religiosas, associações de fiéis, pastorais e outras organizações e expressões de vida eclesial e social.

Na Arquidiocese, haverá 12 igrejas de peregrinação jubilar (duas em cada região episcopal). “Nessas igrejas, os peregrinos serão acolhidos e poderão participar da celebração dos Sacramentos da Penitência, e da Missa, ou da celebrações da Palavra de Deus e também poderão receber a graça da indulgência do Jubileu”, detalhou o Arcebispo, sublinhando que cada paróquia também deverá preparar os seus peregrinos, “promovendo abundantes celebrações do Sacramento da Penitência ao longo do ano.

As igrejas de peregrinação disponibilizarão, a partir de 15 de novembro, o calendário, com as datas e horários, para acolher as peregrinações, de maneira que as paróquias e grupos poderão agendar antecipadamente.

Também foi formada uma Comissão do Jubileu, para refletir, organizar iniciativas e acompanhar a celebração do Jubileu na Arquidiocese. Também ficou definido que, para todas as igrejas da Arquidiocese, haverá três sinais do Jubileu, que em breve serão divulgados."

Em nossa Região Episcopal Belém, as duas igrejas de peregrinação são a Paróquia São José do Belém (pertencente ao nosso decanato) e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque. Confira a lista completa:

1. Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção (Sé);

2. Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré (Sé);

3. Santuário São Judas Tadeu, no Jabaquara (Ipiranga);

4. Santuário Nossa Senhora Aparecida (Ipiranga);

5. Basílica Menor de Sant’Ana (Santana);

6.  Santuário Nossa Senhora da Salete (Santana);

7.  Igreja Nossa Senhora da Lapa (Lapa);

8. Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Vila Leopoldina (Lapa);

9. Igreja São José do Belém (Belém);

10. Igreja Nossa Senhora de Fátima e São Roque, em Sapopemba (Belém);

11. Igreja Nossa Senhora da Expectação, na Freguesia do Ó (Brasilândia);

12. Santuário Nossa Senhora Mãe e Rainha, no Jaraguá (Brasilândia).

Com alegria, nos prepararemos para o ano jubilar da Igreja que coincide com nosso jubileu paroquial, pelos 50 anos de criação.

Louvado seja Deus!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé. ...

5 aplicativos para se conectar à Palavra de Deus

Durante a homilia de ontem, o Papa Francisco nos exortou a estar diariamente em contato com a Palavra de Deus, "inclusive pelo celular" ( leia mais aqui ). Seguindo as orientações do Santo Padre, selecionamos 5 aplicativos que podem te ajudar nesta caminhada.  1. Bíblia Sagrada Existem diversos aplicativos que trazem os textos da Bíblia, mas é bom ficar atento às diferentes versões, pois pode ser que nem todas sejam de orientação católica. Neste sentido, indicamos os aplicativos Bíblia Ave Maria e Bíblia Católica. Ambos são gratuitos e não exigem conexão com a internet para o acesso.  2. iBreviary Este aplicativo traz diversas ferramentas de oração diária: leituras do dia, liturgia das horas, orações e ritos. Para que o conteúdo do dia sejam carregados é necessário que o celular conte com internet, contudo, uma vez atualizado pode ser consultado mesmo offline. 3. YouCat Daily Essa dica é especialmente para os jovens: o aplicativo da Fundação YouCat, id...

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial ...