Pular para o conteúdo principal

Fé e confinamento: dicas de espiritualidade


A pandemia de COVID-19 (coronavírus) está alterando a prática da vida de fé de muitas pessoas. Com as restrições de deslocamento, orientações para evitar aglomerações em espaços fechados, suspensão de missas e encontros de espiritualidade, muitas vezes podemos nos sentir tristes e "impedidos" de viver a nossa fé.

Em meio a tantas notícias e imagens preocupantes, vindas de todo o mundo, o primeiro pensamento deve ser que tudo isso é necessário para garantir a segurança e proteger a vida dos mais frágeis. Nossa responsabilidade uns com os outros está acima de nossas atividades pastorais e sociais.

Neste sentido, é de suma importância que idosos e pessoas com doenças crônicas se convençam da importância de ficar protegidos em casa. Os mais jovens também precisam respeitar esta limitação e atentar (como todos) para os procedimentos de higienização, visto que são os principais vetores do vírus: muitas pessoas não manifestam sintomas, o que torna a contaminação mais difícil de ser controlada, pois não se sabe de onde a doença pode vir. 

Toda essa situação não deve nos desanimar, mas dar novo fôlego à nossa vida de oração - ainda que em casa. A oração é fonte de esperança, de calma interior, além de sua poderosa intercessão para que esta situação seja revertida. Por isso, damos aqui algumas dicas de como reforçar nossas práticas de fé durante este tempo. 

"Nada te perturbe"
Esse lindo poema de Santa Teresa d'Ávila pode nos ajudar a não ter medo do presente, nem do futuro. Clique aqui para ouvir uma versão em música, pela Irmã Kelly Patrícia.


Resultado de imagem para poema santa teresa nada te perturbe

Meios de comunicação católicos
A orientação de não frequentar participar presencialmente das missas pode gerar tristeza e inquietação. Mas não nos esqueçamos: as missas continuam a ser celebradas e essa é a nossa confiança! Não estamos nos bancos das igrejas, mas em nossas casas podemos acompanhar a Santa Missa diariamente, pelos meios de comunicação - TV, rádio e internet. Confira alguns horários.


Apesar de estar em casa, prepare-se da mesma forma como se estivesse indo à igreja: organize o ambiente de onde você assistirá, monte um pequeno "altar" (Bíblia, vela - sempre com atenção para evitar acidentes), vista-se adequadamente e sente em uma posição respeitosa, como faria na igreja. Além disso, evite interrupções: preste atenção nas leituras, na homilia, repita as respostas, tudo normalmente.

Comunhão espiritual
Hoje de manhã o Papa Francisco convidou todos os cristãos a reforçarem a prática da comunhão espiritual (não sabe o que é? Leia nosso artigo!). Para isso nos ensinou uma nova oração para ser feita quando acompanhamos a missa pela televisão:
Aos vossos pés, ó meu Jesus, me prostro e vos ofereço o arrependimento do meu coração contrito que mergulha no vosso e na Vossa santa presença. Eu vos adoro no Sacramento do vosso amor, desejo receber-vos na pobre morada que meu coração vos oferece. À espera da felicidade da comunhão sacramental, quero possuir-vos em Espírito. Vinde a mim, ó meu Jesus, que eu venha a vós. Que o vosso amor possa inflamar todo o meu ser, para a vida e para a morte. Creio em vós, espero em vós. Eu vos amo. Assim seja.

A Palavra de Deus é fonte de vida
Devemos nos aproximar da Palavra de Deus. Em casa, em família ou sozinho, ler e meditar a Bíblia. Você pode escolher um livro do Novo Testamento, a Liturgia do dia, entre outros. Consulte aqui nossas dicas de aplicativo .

"A fé sem obras é morta"
É o momento de reforçar nossas ações de caridade! Existem pessoas que não tem condições de proteger e prevenir e é nosso papel pensar e agir por elas. Alguns passos:

-
não "estocar" comida: se quem tem condições de comprar muito faz isso, quem não tem vai ficar sem o seu pouco. Não sejamos egoístas ;
- reforçar as doações a igrejas e instituições de caridade, que mais do que nunca serão centros de distribuição de ajuda;
- aos que podem, colocar-se à disposição para ajudar nas diversas ações. Quantos mais braços, melhor;
- oferecer, em oração, cada uma dessas pequenas renúncias diárias por aqueles que mais precisam: profissionais da saúde, idosos, encarcerados, população de rua...

"A alegria do Senhor seja a nossa força!"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus, Maria, José, nossa família vossa é!

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados em nossa casa para que nós e nossa família sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam nossos donos, os senhores da nossa casa! Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que Seu Filho se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogênito de uma multidão de irmãos. São José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé.

Movimentos Pastorais: Legião de Maria

Dentro de uma comunidade, muitas são as áreas em que os paroquianos podem atuar, como já citamos algumas vezes em matérias anteriores. Sendo assim, c om objetivo de divulgar os movimentos e pastorais presentes em nossa comunidade , inauguramos uma nova seção em nosso blog, na qual traremos informações sobre os diferentes grupos e atividades . Com isso, esperamos envolver cada vez mais os paroquianos em torno do serviço pastoral, que é uma das faces mais importantes da vida em comunidade.  Começamos, então, com a apresentação da Legião de Maria . A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos existente em todo mundo . Foi fundada pelo  irlandês Frank Duff, em 7 de setembro de 1921,  e é respaldada na fé em Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem , glorifica a Deus e O serve por meio da oração e da ação, em prol do cumprimento do Testamento do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15)”.   Segundo o site oficial da Legião de Maria

Missa pelos Enfermos

Por ocasião do Dia Mundial dos Doentes (11 de fevereiro), no próximo sábado, o Padre Marcelo Delcin celebrará mais uma vez em nossa Paróquia a Missa pelos Enfermos, que é dedicada, especialmente, às pessoas que sofrem de algum mal, crônico ou não, e também para pessoas de idade avançada, como uma força a mais para a caminhada. Nessa celebração os doentes presentes recebem a "Unção dos Enfermos". Abaixo, um artigo tirado do site Canção Nova  que explica de forma breve e muito clara as origens e funções dessa unção. " No ritual da unção dos enfermos  encontra-se a seguinte petição a Deus:  “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos” . Esta oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial que une mais intimamente o doente a Cristo. Jesus v