A pandemia de COVID-19 (coronavírus) está alterando a prática da vida de fé de muitas pessoas. Com as restrições de deslocamento, orientações para evitar aglomerações em espaços fechados, suspensão de missas e encontros de espiritualidade, muitas vezes podemos nos sentir tristes e "impedidos" de viver a nossa fé.
Em meio a tantas notícias e imagens preocupantes, vindas de todo o mundo, o primeiro pensamento deve ser que tudo isso é necessário para garantir a segurança e proteger a vida dos mais frágeis. Nossa responsabilidade uns com os outros está acima de nossas atividades pastorais e sociais.
Neste sentido, é de suma importância que idosos e pessoas com doenças crônicas se convençam da importância de ficar protegidos em casa. Os mais jovens também precisam respeitar esta limitação e atentar (como todos) para os procedimentos de higienização, visto que são os principais vetores do vírus: muitas pessoas não manifestam sintomas, o que torna a contaminação mais difícil de ser controlada, pois não se sabe de onde a doença pode vir.
Toda essa situação não deve nos desanimar, mas dar novo fôlego à nossa vida de oração - ainda que em casa. A oração é fonte de esperança, de calma interior, além de sua poderosa intercessão para que esta situação seja revertida. Por isso, damos aqui algumas dicas de como reforçar nossas práticas de fé durante este tempo.
"Nada te perturbe"
Esse lindo poema de Santa Teresa d'Ávila pode nos ajudar a não ter medo do presente, nem do futuro. Clique aqui para ouvir uma versão em música, pela Irmã Kelly Patrícia.
Meios de comunicação católicos
A orientação de não frequentar participar presencialmente das missas pode gerar tristeza e inquietação. Mas não nos esqueçamos: as missas continuam a ser celebradas e essa é a nossa confiança! Não estamos nos bancos das igrejas, mas em nossas casas podemos acompanhar a Santa Missa diariamente, pelos meios de comunicação - TV, rádio e internet. Confira alguns horários.
Apesar de estar em casa, prepare-se da mesma forma como se estivesse indo à igreja: organize o ambiente de onde você assistirá, monte um pequeno "altar" (Bíblia, vela - sempre com atenção para evitar acidentes), vista-se adequadamente e sente em uma posição respeitosa, como faria na igreja. Além disso, evite interrupções: preste atenção nas leituras, na homilia, repita as respostas, tudo normalmente.
Comunhão espiritual
Hoje de manhã o Papa Francisco convidou todos os cristãos a reforçarem a prática da comunhão espiritual (não sabe o que é? Leia nosso artigo!). Para isso nos ensinou uma nova oração para ser feita quando acompanhamos a missa pela televisão:
Aos vossos pés, ó meu Jesus, me prostro e vos ofereço o arrependimento do meu coração contrito que mergulha no vosso e na Vossa santa presença. Eu vos adoro no Sacramento do vosso amor, desejo receber-vos na pobre morada que meu coração vos oferece. À espera da felicidade da comunhão sacramental, quero possuir-vos em Espírito. Vinde a mim, ó meu Jesus, que eu venha a vós. Que o vosso amor possa inflamar todo o meu ser, para a vida e para a morte. Creio em vós, espero em vós. Eu vos amo. Assim seja.
A Palavra de Deus é fonte de vida.
Devemos nos aproximar da Palavra de Deus. Em casa, em família ou sozinho, ler e meditar a Bíblia. Você pode escolher um livro do Novo Testamento, a Liturgia do dia, entre outros. Consulte aqui nossas dicas de aplicativo .
"A fé sem obras é morta"
É o momento de reforçar nossas ações de caridade! Existem pessoas que não tem condições de proteger e prevenir e é nosso papel pensar e agir por elas. Alguns passos:
- não "estocar" comida: se quem tem condições de comprar muito faz isso, quem não tem vai ficar sem o seu pouco. Não sejamos egoístas ;
- reforçar as doações a igrejas e instituições de caridade, que mais do que nunca serão centros de distribuição de ajuda;
- aos que podem, colocar-se à disposição para ajudar nas diversas ações. Quantos mais braços, melhor;
- oferecer, em oração, cada uma dessas pequenas renúncias diárias por aqueles que mais precisam: profissionais da saúde, idosos, encarcerados, população de rua...
"A alegria do Senhor seja a nossa força!"
Comentários
Postar um comentário